Re: [etoys-america-latina] Squeak em português do Brasil

Jecel Assumpcao Jr. jecel em merlintec.com
Quinta Julho 1 18:07:01 EDT 2010

Rainer,

> Jecel, gostaria pedir autorização para replicar a sua explicação
> no fórum do Pandorga no Software Público, o que acha?

Sim, e se precisar de mais informações é só perguntar aqui.

> Achei muito boa a explicação e pode ajudar muita gente a entender
> melhor as questões do Squeak e eToys, em especial para orientar
> o pessoal que vai utilizar o eToys no Pandorga...

Eu faço parte do "Squeak Oversight Board" e por isso fui entrevistado
num "podcast" sobre Smalltalk. Lá perguntaram sobre a confusão de Squeak
e Etoys e eu falei que o meu objetivo é aumentar a confusão no futuro
:-)

No momento existe um salto meio grande para quem vem trabalhando com
Etoys e encontra uma limitação que pode ser contornada programando no
Smalltalk-80. Apertar o botão no script que troca a representação visual
por texto é bem fácil, mas a maioria das alterações que você fizer neste
nível impedem a volta para a representação visual. E são usadas
ferramentas diferentes, idéias diferentes (o Etoys esconde o conceito de
classes) e assim por diante. Eu gostaria de fazer alterações, tanto no
Etoys como no Smalltalk para facilitar a transição. No Scratch existem
projetos neste sentido.

-- Jecel