[etoys-america-latina] Arte Moderno: Alguien lo entiende? Favor explicármelo

Simone Vacaro Fogazzi simone.fogazzi em ufrgs.br
Quarta Fevereiro 23 20:16:50 EST 2011

Olá Carlos!
  Senti-me verdadeiramente sensibilizada com sua confissão. Acredito
que a maioria realmente não consegue apreciar uma obra de arte
contemporânea ou, até mesmo, moderna.
  Aprendemos a apreciar as coisas pelas sensações que nos provocam,
mas até para percebemos que sensações são estas temos de investir
tempo e esforço. As obras de arte são feitas por pessoas - e pessoas
são diferentes - todas são. Artistas, que dedicam-se a aprender a
fazer arte, são pessoas ligadas a um tempo e lugar, que desejam
expressar o que é mais humano e eterno, ligado ao tempo e lugar em que
vivem.
  Para apreciar uma obra moderna devemos aprender o que motivou o
artista a fazê-la - nem sempre a imagem que retrata o mundo visível
com maestria revela o que não tem uma imagem própria, como por exemplo
o horror da guerra ou o mundo espiritual. Em alguns momentos a
destruição, ou a destituição da imagem revela o que está é invisível
aos olhos.
  Hoje o que consideramos uma bela imagem "como uma fotografia" também
tem segredos que a maioria de nós desconhece por não sermos
contemporâneos do artista que a fez. Não compreendemos totalmente e
apreciamos apenas a mensagem mais direta - a beleza da maestria do
artista, a semelhança com o mundo visível. O que é válido ,
certamente, mas não é só. A Arte também tem a função social de
fazer-nos pensar sobre o mundo que vivemos e construímos (ou
destruímos...) a fim de nos propor a alternativa de pensarmos por nós
mesmos, sem propor uma solução "pronta". A Arte pergunta, não
responde. Achar as respostas possíveis é exercício individual.
  Apreciar a beleza das coisas exige um exercício do olhar, não é
tarefa fácil e rápida. E em nenhum momento o foi. O que me parece é
que estamos tão acostumados a pegar "pronto" nas prateleiras o que
desejamos, por facilidade e agilidade, que desejamos que tudo nos seja
dado da mesma forma. É a felicidade instantânea. Mas será duradoura?
Damos valor ao que conquistamos com esforço próprio, incluindo a boa
vontade de apreciar o que não compreendemos de imediato. Vencer as
próprias barreiras culturais abre novas possibilidades, até de
apreciar o sublime que não conseguimos perceber de imediato.
abraços,
Simone

Citando Carlos Rabassa <carnen at mac.com>:

> Hola a todos!
>
> Hace unos días a un guía turístico muy bueno se le escapó un
> comentario mientras elogiaba un grandioso retrato al óleo:
>
> "Parece una fotografía"
>
> Muchas veces pensamos lo mismo,  sobre todo al tener oportunidad de
> ver uno de estos cuadros clásicos poco tiempo después de haber visto
> otros de artistas modernos.
>
> Desde muy jóvenes,  nos enseñaron que tal comentario sería tomado
> por la mayoría de las personas como una muestra de nuestra
> ignorancia y de nuestra "falta de cultura".
>

> Algunos cuadros modernos nos gustan mucho.

> [...]

Profª Espª Simone Vacaro Fogazzi
Área de Artes Visuais
Departamento de Expressão e Movimento
Colégio de Aplicação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul