Re: [etoys-america-latina] Squeak em português do Brasil

Jecel Assumpcao Jr. jecel em merlintec.com
Terça Junho 29 15:34:57 EDT 2010

Rainer,

> Ola Paulo e Marta, tudo bom?
>
> Agradeço muito a resposta de vocês, realmente eu não tinha conhecimento
> das diferenças entre o Squeak e o Etoys, para mim o Etoys era a versão do
> Squeak para OLPC...rs

Acho que uma revisão rápida da história do projeto pode esclarecer um
pouco mais este assunto (sua impressão sobre Etoys/OLPC não estava
errada, apenas incompleta).

Vários projetos interessantes foram desenvolvidos nos anos 1980 que
poderiam ter um impacto na educação:

- Vivarium
> http://www.nytimes.com/1987/11/08/magazine/pied-piper-on-the-computer.html?sec=&spon=&pagewanted=4

- Fabrik
http://wiki.squeak.org/squeak/1227

- StarLogo
http://www.sigchi.org/chi96/proceedings/demos/Resnick/mjr_txt.htm
http://education.mit.edu/starlogo/projects.html

- Hypercard
http://en.wikipedia.org/wiki/HyperCard

O problema era que cada um destes (e outros igualmente interessantes)
era um mundo separado e não podiam ser combinados para a criação de
projetos mais poderosos. A idéia do Etoys era ser uma versão mais aberta
que pudesse incluir estas boas idéias mais outras que aparecessem no
futuro. O plano inicial era implementar isso em Java ou outra linguagem
popular e que rodasse no maior número de máquinas diferentes para que
todas as crianças tivessem acesso. Infelizmente todas as alternativas
estudadas eram piores do que o Smalltalk-80 que eles mesmos tinham
criado 20 anos antes, então o plano foi mudado para 1) criar uma versão
melhorada, aberta e "portável" do Smalltalk-80 (chamada Squeak) e 2)
implementar o Etoys em cima disso.

Entre a fase 1 e 2 do projeto se passaram alguns anos, e o Squeak em si
se tornou atraente para um grupo de pessoas que queriam usar o
Smalltalk-80 mas não se interessavam por uma das várias versões
comerciais existentes (VisualWorks, Object Studio, VisualAge, Smalltalk
X, Dolphin Smalltalk, Smalltalk MT, SmalltalkAgents, etc) e nem pelas
versões abertas anteriores (Little Smalltalk e GNU Smalltalk) já que
estas não tinham a parte gráfica que é a parte mais marcante do
Smalltalk.

Com o lançamento do Etoys como uma camada em cima do Squeak, os
desenvolvedores o consideravam com parte integrante do Squeak e usavam
os dois termos como sinônimos. Houve uma separação de squeak.org (para
interessados no Smalltalk-80) e squeakland.org (para interessados no
Etoys, mas note que não é etoys.org) mas os eventos dedicados ao Etoys
se chamam "SqueakFest" e o famoso filme sobre o uso do Etoys na educação
se chama "Squeakers".

Enquanto isso, outros projetos construiram camadas semelhantes em cima
do Squeak: o Scratch é o mais equivalente, o OpenCroquet (e agora
Cobalt) é uma extensão para ambientes 3D partilhados, o Sophie é para
ser "o futuro do livro". Outros projetos extenderam o Squeak para uso
comercial, como Seaside/Pier e Aida para páginas web (e como usam o
Squeak como apenas um Smalltalk-80, estas extensões podem rodar em
outros Smalltalks sem grandes adaptações). Mais recentemente foi criada
uma variação do Squeak, chamada Pharo, voltada para o uso comercial.

Apesar do Squeak ter incluido o Etoys desde que este foi criado, em
certas épocas o grupo mais voltado para a educação avançou o Etoys em
versões do Squeak que não eram as mais recentes. Por um bom tempo o que
você baixava de squeakland.org era o Squeak 3.2, por exemplo, enquanto
em squeak.org você já podia usar o Squeak 3.7. Isso também aconteceu com
o projeto OpenCroquet e com a versão de Squeak e Etoys usada em larga
escala em Extremadura na Espanha (o site deles era small-land.org). Foi
este último que introduziu o recurso de traduzir a interface do Squeak
(e, de maneira bem limitada, o Etoys) para outras linguas como o
espanhol. Para o Squeak 3.8 todas estas versões foram combinadas numa
só.

Depois disso foi iniciado o projeto OLPC e foi feito um grande
desenvolvimento em cima do Etoys. O Squeak também avançou em paralelo
(3.9, 3.10 e agora 4.1) mas o Etoys incluido nele ficou defasado em
relação ao da OLPC (disponível em squeakland.org). Um aspecto muito
importante foi a questão de tradução, que foi totalmente alterada para
poder usar as mesmas ferramentas que os outros projetos da OLPC/Sugar.
Assim, se você usar o Squeak 4.1 vai descobrir que o Etoys está lá, mas
apenas em inglês e com muitos recursos faltando. O plano para Squeak 4.2
ou 4.3 é repetir o que foi feito para o 3.8 e voltar a ter a versão mais
moderna do Etoys e Croquet/Cobalt na última versão do Squeak. Isso vai
eliminar a confusão que existe hoje e vai facilitar o desenvolvimento
futuro evitando duplicação de esforços.

Enquanto o sistema de tradução do Diego Gomes Deck era mais voltado para
os menus e mensagens do Smalltalk-80 (introduzido no Squeak 3.8, ainda
está lá mas é pouco usado), o do Etoys naturalmente se concentra nos
elementos que usuários de Etoys enxergam. Eu gostaria de ir além e
traduzir a linguagem Smalltalk-80 em si para português (eu já fiz isso
com sucesso no passado), mas até agora todas as pessoas para quem
expliquei a idéia foram contra.

-- Jecel